segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

VERDADE OU MENTIRA

Texto falso: papa diz que Adão e Eva não são reais e que não há inferno

Papa teria falado que história de Adão e Eva não existe
Papa teria falado que história de Adão e Eva não existe
Boato – Papa Francisco teria dito que “não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais” durante o terceiro conselho do Vaticano.
Alguns boatos que aparecem para a gente desvendar não são simples de se resolver. Este não é caso deste boato, que envolve o papa Francisco. Em janeiro de 2014, começaram a aparecer na internet informações de declarações polêmicas dada pelo papa durante o terceiro conselho do Vaticano.
De acordo com um texto que circula em blogs e redes sociais (e pode ser lido aqui), o papa teria falado que não há fogo no inferno. Que assim como a história de Adão e Eva, a Igreja não acredita na existência de fogo no inferno. Além disso, o papa teria falado que todas as religiões são válidas e que homossexuais e até comunistas estariam convidados a participar da Igreja.
Com isso, o conselho do Vaticano decidiu que a Igreja Católica passaria a ser moderna e razoável. Além disso, a declaração do papa (que correu o mundo todo) estaria causando mal-estar entre outros cardeais mais tradicionais. Um deles até falou que não demoraria muito para Francisco se assumir ateu.
Apesar de a história deixar ateus felizes, ela é totalmente falsa. A versão do texto que circula em português surgiu em um sitechamado “Jornal de Hoje”, que traduziu um artigo em espanhol de um fórum chamado Mundo História.  
Com a repercussão do artigo, a própria Igreja Católica tratou de apontar que a história é falsa. Em um artigo publicado no site da Agência Católica de Informações, a agência de notícias da Igreja Católica, a história foi totalmente desmentida.
Entre os argumentos utilizados no texto estão o de que as fontes não foram oficiais e que o papa nuca declarou isso. Além disso, há dois erros crassos no texto do boato. O primeiro é o termo “conselho”. O certo seria concílio. Além disso, nunca existiu terceiro concílio. O último que aconteceu foram entre os anos de 1961 a 1965. Com isso, chegamos a conclusão de que tudo é mais uma notícia falsa.

Leia na íntegra o texto “Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais”, diz o Papa Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário