quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ENTREVISTA COM O RONALDINHO GAÚCHO



Ronaldinho em 4min31s: Resposta ao Flamengo, arrepio por Cerezo e 'fico' pela torcida

Por Jean Pereira Santos, de São Paulo (SP), para o ESPN.com.br
Ramiro Garcia/ESPN.com.br
Ronaldinho durante a entrega do Prêmio Bola de Prata, na ESPN: resposta ao Fla e arrepio por Cerezo
Ronaldinho durante a entrega do Prêmio Bola de Prata, na ESPN: resposta ao Fla e arrepio por Cerezo
ESPN.com.br
Você sabe qual foi o último jogador a ganhar a Bola de Ouro pelo Atlético-MG?

Ronaldinho Gaúcho
Não tenho nem ideia, cara.

ESPN.com.br
Toninho Cerezo, em 1980.
Ronaldinho Gaúcho
Que é isso, cara... Orra, que alegria!

ESPN.com.br
Faz só 32 anos.

Ronaldinho Gaúcho
Que é isso, cara, pô, minha idade. Quando eu estava nascendo, pô, mais uma para mim [risos]... Pô, fiquei arrepiado agora de tu falar, cara [mostrando o braço esquerdo, de fato com os pêlos ouriçados].

Ramiro Garcia/ESPN.com.br
Ronaldinho: torcida do Atlético-MG pesou para o 'fico'
Ronaldinho: torcida do Atlético-MG pesou para o 'fico'

O diálogo acima se deu há dois dias, na sede da ESPN, na capital paulista. Boina, camiseta, calças largas. Estilo próprio. Ronaldinho Gaúcho ignorou o protocolo, abriu mão do traje mais refinado e foi à premiação do Bola de Prata na última segunda-feira à vontade, como quis. Podia. Foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2012 e, por isso, recebeu a Bola de Ouro.

Algo histórico, ainda mais sendo pelo Atlético-MG, que não via um jogador seu ficar com a honraria há mais de três décadas. Além da surpresa por entender o tamanho do feito que acabara de alcançar, o jogador fez uma breve avaliação da retomada de seu futebol atuando no time mineiro. Julgou como "uma volta por cima", em clara resposta ao Flamengo, de onde saiu no dia 31 de maio e cobrando R$ 40 milhões na Justiça.

Aos 32 anos, garante escolher onde quer jogar independentemente do lado financeiro. Diz preferir mais o "carinho", a acolhida, coisas que segundo ele foram encontradas em Minas Gerais por meio dos atleticanos, bastante responsáveis pelo seu "fico" no Atlético-MG, com o qual renovou contrato até o final de 2013. 

"Sem dúvida, foi uma das partes que mais pesou", afirmou.

Mesmo experiente, prefere não opinar em assuntos dos mais jovens, como no caso do companheiro Bernard, de 20 anos, já sondado por clubes europeus. "Se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia", falou.

Ronaldinho tem claro em sua mente os objetivos para 2013: ganhar títulos, o que ainda não conseguiu com o Atlético-MG [não estava no time quando da conquista invicta do Mineiro], e voltar à seleção brasileira, agora com Luiz Felipe Scolari, com quem foi pentacampeão mundial em 2002.

Leia e/ou ouça abaixo, na íntegra, os 4min31s de entrevista com Ronaldinho Gaúcho
                                              Ouça a entrevista do Bola de Ouro-2012

ESPN.com.br
Qual é o principal motivo de você ter resgatado o teu futebol no Atlético-MG?

Ronaldinho Gaúcho
Não, eu tive momentos maravilhosos com o Flamengo. Minha saída foi conturbada. E quando eu cheguei lá [no Atlético-MG], o grupo me abraçou, uma estrutura, uma das melhores do Brasil, te dão condições de se preparar bem para uma grande competição, acho que tudo isso foi fundamental.

ESPN.com.br
Ganhar a Bola de Ouro significa o quê?

Ronaldinho Gaúcho
Oh... É dar a volta por cima, né! Do jeito que eu saí do Flamengo, muita gente falando um montão de
coisa. E chegar aqui depois de cinco meses e conseguir comprovar depois de tantos anos de carreira que, mesmo com a idade que eu estou, nada mudou, então é muito bom.

ESPN.com.br
Você sabe qual foi o último jogador a ganhar a Bola de Ouro pelo Atlético-MG?

Ronaldinho Gaúcho
Não tenho nem ideia, cara.

ESPN.com.br
Toninho Cerezo, em 1980.

Ronaldinho Gaúcho
Que é isso, cara... Orra, que alegria.

ESPN.com.br
Faz só 32 anos.

Ronaldinho Gaúcho
Que é isso, cara, pô, minha idade. Quando eu estava nascendo, pô, mais uma para mim... Pô, fiquei arrepiado [mostrando o braço esquerdo] agora de tu falar, cara. Alegria fora do normal mesmo porque o Toninho também era um ídolo, ídolo, idolo. 

E pô, trazer o nome do Atlético-MG, conseguir levar junto com os meus companheiros, assim, no auge do futebol brasileiro é algo fora do normal porque é uma torcida muito apaixonada, é uma tocida que é sofredora e não abandona, então é muito legal poder levar o nome do Atlético assim no auge, é maravilhoso.

ESPN.com.br
Você falou da torcida. Foi preponderante para você, Ronaldinho, continuar no Galo?

Ronaldinho Gaúcho
Sem dúvida, foi uma das partes que mais que pesou. Meus companheiros, direção, tudo isso, mas a
torcida quando entra em campo foi algo que me abraçou, e é algo fora do normal, algo diferente de tudo que eu já tinha vivido. E fiquei por eles.

ESPN.com.br
Toda vez que a gente fala nessa coisa de "a torcida é importante", surge a história: "não, mas
o que vale é o dinheiro, é a grana, tal...". Faz diferença, sim, para o jogador ter esse carinho da torcida?

Ronaldinho Gaúcho
Faz, faz e é como em toda profissão, o cara quando é jovem tem que pensar no lado financeiro. Porque sabe que a carreira é curta, entende tudo isso, em qualquer profissão, como na tua, como na minha, como na de qualquer um outro, tem que pensar no outro lado. E depois, quando tu já tem, já está estabilizado, que dá para escolher, botar na balança aquilo que vale, não vale, aí o que mais conta é o amor da torcida.

ESPN.com.br
Para a gente fechar. 2013 tem Libertadores pela frente e Luiz Felipe Scolari agora na seleção. Dá para repetir a dobradinha do penta?

Ronaldinho Gaúcho
Oh, seria maravilhoso! Tive a felicidade de ser campeão com o professor Parreira, campeão com o professor Felipão, então eu quero fazer o meu melhor nessa Libertadores, neste início de competição para mostrar que eu estou bem. E me mostrar à disposição, este é o meu objetivo.

ESPN.com.br
Ele já falou que quer mais experiência. Você pode ser um desses caras, não é, junto com o Kaká e outros caras que ele gosta também que a gente sabe, principalmente um zagueiro, já que ele deve levar ali um cara mais velho. Você é um desses caras?

Ronaldinho Gaúcho
Não sei, né, cara. Mas eu, como eu disse, tem que estar provando a cada dia que está bem. Acho que
na seleção merece lugar aquele que está bem no momento, então, eu procuro estar mostrando que
estou bem no momento para estar sempre convocado à seleção.

ESPN.com.br
Você tem aconselhado o Bernard a ficar ou a ir [para o exterior]?

Ronaldinho Gaúcho
Não, não dou conselho. Se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia.

ESPN.com.br
Não fala, então, sobre isso com ele?

Ronaldinho Gaúcho
Não, isso aí é uma decisão dele. É um jovem talento, tem uma carreira brilhante aí por vir, mas esse tipo de coisa a gente não pode opinar muito. É lógico que se ele tomar a decisão de ficar, do meu lado seria muito bom porque é um grande jogador. Mas isso daí ele vai decidir com a família dele, ele tem que seguir o coração dele, ver se é o momento dele, acho que isso tudo vai de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário